terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tipos de Clima no Brasil

Tipos de Clima no Brasil


O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.


Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.


Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 °C e 28 °C.


Semiárido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.




Os climas do Brasil


Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.


Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.


Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.


Cultura de Santa Catarina

A Cultura de Santa Catarina reflete as variadas etnias presentes no estado. Há grupos folclóricos que mantêm viva a herança dos imigrantes presentes, também no artesanato, na linguagem, na gastronomia e nas festas típicas e tradicionais que atraem mais de um milhão de visitantes anualmente, principalmente a Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior festa da cerveja do mundo.
Santa Catarina é uma referencia internacional da dança. Em Joinville funciona uma escola de teatro, primeira e única filial da mais respeitada instituição de ensino de balé do mundo, o teatro Bolshoi de Moscou. Sob supervisão do mestre de balé russo, cerca de 300 alunos recebem formação para serem artistas profissionais, 85% das vagas são reservadas a alunos bolsistas, a maioria em situação de risco social.

A região do Oeste de Santa Catarina é uma das mais heterogêneas do estado, seja em cultura ou geografia. Pelo menos 58 municípios fazem parte do Grande Oeste, como é denominado pela Santa Catarina turismo. Italianos, alemães, poloneses, portugueses, entre outras culturas ocuparam as comunidades e formam um mosaico. A cultura gaúcha também faz parte do cotidiano da região e não é raro encontrarmos Centros de Tradições Gaúchos (CTG) e rodas de chimarrão. Entre as opções de turismo estão a natureza, com rios e cachoeiras que formam balneários de água doce, páguas termais, gastronomia diversificadas e festas típicas.